Você sabe qual é a importância do trabalho realizado pelo Bombeiro Profissional Civil, também chamado de BPC?

O BPC é responsável pela prevenção e combate a incêndios, tanto em empresas públicas, quanto privadas. Além disso, ele desempenha o papel de salvar e resgatar vidas e prestar os primeiros socorros às vítimas, dentre outras atividades.

O que é necessário para exercer a função de BPC?

Para exercer essa função, é necessário concluir o curso de capacitação profissional de Bombeiro Profissional Civil, visando a qualificação para esta importante atividade de prevenção e combate a incêndios.

O curso de formação em Bombeiro Profissional Civil é destinado a homens e mulheres que desejam exercer a profissão, capacitando-os para entender o uso correto dos equipamentos de combate a incêndio e de proteção individual, ensinando técnicas de salvamento, como lidar com produtos perigosos, etc.

O curso de Bombeiro Profissional Civil pode ser realizado em entidades públicas ou privadas, desde que possuam o Centro de Formação de Bombeiro Civil credenciado para tanto.

Os requisitos que o candidato ao curso de BPC deve cumprir são: ter concluído o ensino fundamental, ser maior de 18 anos e ser considerado apto em exame médico específico.

Onde o BPC atua?

O trabalho do BPC é indispensável em locais como escolas, clubes, supermercados, hospitais, condomínios residenciais, indústrias, hotéis, casas noturnas, universidades, agências bancárias, shopping centers e outras edificações ou ainda em eventos.

Qual a diferença entre o BPC e o bombeiro militar?

Mas atenção para não confundir o BPC com o bombeiro militar, pois este profissional deve prestar concurso público para ingresso na carreira militar e atuará como força de segurança pública.

Assim sendo, a principal diferença entre eles é que a formação do bombeiro militar é bem mais complexa. Já o Bombeiro Profissional Civil não está enquadrado na carreira militar, e está autorizado a atuar apenas dentro dos limites do local para onde foi contratado.

Ele pode ser o responsável por administrar a situação até que a polícia ou os bombeiros militares cheguem ao local.

Em setembro de 2019, o Jornal O Globo noticiou a respeito do incêndio do Hospital Badim, em que 8 pessoas foram indiciadas por homicídio doloso qualificado, diante do não funcionamento do sistema de prevenção e evacuação em caso de incêndio.

A gestão adequada destes planos é fundamental para que situações assim não aconteçam e vidas sejam preservadas, neste caso específico, 17 pessoas morreram.

Conclusão

O BPC é um profissional altamente capacitado para lidar com emergências envolvendo incêndios e é essencial para empresas que querem garantir um nível de segurança extra para todos.

O Grupo Sunset é uma empresa de facilites que oferece aos seus clientes esta mão-de-obra qualificada para proteger seus colaboradores e frequentadores e, também seu patrimônio, prevenindo não só incêndios como também acidentes e vazamentos, além de contar com alguém capacitado para prestar os primeiros socorros, fazer resgates e salvamentos etc. de maneira adequada.

Além disso, a Lei Municipal LC n.º 209/2019 do município do Rio de Janeiro prevê sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional, composta por BPC’s, em locais com capacidade igual ou superior a quinhentas pessoas.

Contratar um BPC é contar com alto nível de segurança, garantindo a credibilidade do seu negócio junto a seus clientes. Pense nisso! Fale com o Grupo Sunset!

Gostou de saber mais sobre a profissão de Bombeiro Profissional Civil? Compartilhe essas informações e visite nosso Blog e confira nossas dicas!