O trabalho do Bombeiro Profissional Civil no combate e prevenção de incêndios, é fundamental para evitar ou minimizar danos e salvar vidas.

As pessoas, muitas vezes por descuido ou negligência, acabam por iniciar um foco de incêndio num edifício residencial, por exemplo, e se não houver nenhum profissional capacitado para conter o problema, ele pode se agravar rapidamente.

Para se ter uma ideia, no Brasil em 2019, vinte instituições de saúde pegaram fogo, segundo matéria publicada pelo Jornal O Globo.

No Rio de Janeiro, em 2020, também segundo informações do Jornal O Globo, pelo menos três hospitais tiveram episódios de incêndio.

Diante do alto risco é fundamental contar com um profissional capacitado no combate e prevenção de incêndios como o BPC.

Uniforme e Equipamentos utilizados pelo BPC

O uniforme do BPC é composto por elementos que facilitem a sua atuação profissional, proporcionando conforto e segurança.

A farda, composta pela gandola, com identificação do profissional, as camisetas e calças, as botas e coturnos, o cinto tático e o boné são a vestimenta adequada para o BPC.

Plano de Emergência

O plano de emergência é um documento que descreve as possíveis situações de risco de uma área, e, portanto, serve para orientar o BPC na adoção de procedimentos padrão em caso de ocorrência de diversas situações emergenciais.

Por esta razão, o BPC deve conhecer detalhadamente o plano de emergência, para que possa adotar todas as medidas necessárias até a chegada dos bombeiros militares.

O que faz um BPC em caso de emergência?

O papel do BPC é importante pois cabe à ele realizar diversas ações até a chegada do bombeiro militar em caso de incêndio, tais como abandono de área, separação de vítimas por gravidade, prestação dos primeiros socorros, dar início a evacuação do local da forma correta, providenciar o corte da energia elétrica etc.

Estas ações estão definidas no plano de emergência e levam em consideração o local em que o BPC está atuando, o tipo de edificação, evento, quantidade de público etc.

Conclusão

A prevenção de incêndios deve ser sempre uma das questões de maior relevância para a administração de qualquer imóvel.

Uma das cidades mais preparadas contra incêndios, é Nova York, lá as práticas de prevenção são rígidas, e a população de maneira geral é consciente, tanto que é obrigatório em todos os imóveis, a partir do segundo andar contar com escada externa de emergência.

No Brasil, via de regra, a população não dá muita importância para este item, sobressaindo-se outros itens de conforto como espaço gourmet, piscina, academia etc. na hora de comprar ou alugar um imóvel.

No entanto, infelizmente, incêndios são comuns e é preciso pensar preventivamente para evitar danos e salvar vidas. O Grupo Sunset oferece aos seus clientes esta mão-de-obra qualificada para proteger seus colaboradores e frequentadores e, também, seu patrimônio.

Achou que esse artigo foi útil? Compartilhe essas informações e visite nosso site e confira nossas dicas e fique por dentro das novidades!