Vivendo com a epidemia Covid-19, muitos condôminos e síndicos estão com um dilema, “baixar os custos da taxa de condomínio a qualquer preço”. Muitos escolhem os investimentos na segurança como o grande vilão, e inicialmente pensam “vamos trocar a empresa de segurança por uma mais em conta, com os mesmos serviços e excelência”.

Neste artigo, o objetivo não é esgotar, nem tão pouco avançar, em detalhes sobre empresas de segurança, mas sim trazer abordagens introdutórias sobre o tema, ok? Vamos lá!

Por que escolhemos viver em condomínios?

Uma das grandes vantagens em escolher viver em condomínios fechados é sem dúvida a segurança. Esses espaços foram criados com a concepção de vigilância e controle, cercando todos os extremos por muros (ou grades), câmeras e patrulhados facilmente por forças de segurança particulares profissionais.

O que faz um profissional de segurança?

  • São eles que protegem todas as entradas. Conhecidas como portarias, eles devem ter agilidade, organização, dinâmica e excelente capacidade de comunicação.
  • Controlar todos os acessos.
  • Ter uma boa capacidade de memorizar rostos, roupas e sinais em geral.
  • Ter o cuidado na abordagem de todos, sendo cortês e muito hábil.
  • Fazer a identificação de pessoas, nunca julgando pela aparência ou vestuário e solicitando documento de identificação com foto.
  • Entrar em contato com a pessoa a ser responsável pela liberação do visitante (morador/condômino) anotando quem autorizou, data e hora.
  • Controle de acesso de materiais.
  • Controle de acesso de veículos em geral.
  • Patrulhar a área interna e externa de forma eficaz, ágil e comprometida.

Quer trocar a empresa de segurança? Avalie alguns pontos:

1 – Preço

Se você está pensando somente em “preços mais baixos”, fique atento, pois o valor não pode ser a única variável a ser analisada. Muitos problemas em uma contratação nascem com a visão deturpada do menor preço acima de tudo. Temos que entender a real necessidade da troca: o atendimento é ruim e deixa a desejar em algum momento? Não atende mais os nossos anseios? Está descumprindo quesitos legais? Não treina a sua equipe?

2 – Pesquise sobre a empresa a ser contratada.

A empresa tem excelente histórico de serviços prestados? Quem são seus clientes? Quantos anos de experiência no mercado? Como é o relacionamento entre a empresa e seus funcionários? Uma ferramenta muito útil para sua pesquisa é a avaliação da empresa no Google, veja quantas “estrelas” ela tem e quantas avaliações foram dadas para ela, quanto maior for o número de avaliações mais assertivo significa sua avaliação.

3 – Avalie todas as documentações apresentadas.

Certidões negativas, registros especiais, Polícia Federal, Processos Civil e Criminal, tudo deve ser checado antes da contratação.

4 – Avalie o treinamento da equipe.

Os vigilantes são treinados? Existe um calendário de treinamento? Existe um local próprio para treinamentos? Toda equipe de segurança precisa ser treinada constantemente para que os colaboradores estejam atentos e preparados para agir em situações de risco dentro do seu condomínio.

5 – A empresa tem um bom time de consultores especialistas em segurança? Eles podem sugerir redução de custos em pontos estratégicos, mas lembre-se, apenas profissionais experientes te oferecem a melhor solução sem afetar a segurança do seu condomínio.

6 – Eles avaliaram detalhadamente os procedimentos internos de segurança já existentes e estão aptos a agregar valor ao plano? Importante entender os processos internos e os pontos críticos de cada ambiente para que o segurança possa atuar com a máxima eficiência.

7 – Novamente, avalie os clientes já atendidos pela empresa de segurança. Eles serão importantíssimos na avaliação da sua decisão.

8 – Não acredite em orçamentos muito baixos, pois todos sabemos que o maior custo está no material humano! Possivelmente todos terão o escopo profissional muito parecidos. Empresas pequenas costumam sofrer mais pressão na hora de rendição, substituição ou faltas e férias dos seus profissionais. Importante se informar sobre as situações citadas acima para não sofrer consequências após fechar o contrato.

10 razões resumidas para contratar uma empresa de segurança (leia a íntegra completa aqui).

  • Prevenção de Crimes
  • Treinamento para dar suporte na prestação de serviços aos clientes internos.
  • Mantem o ambiente seguro
  • Lidam corretamente com as questões de segurança.
  • Eles observam as atividades ao redor das suas instalações.
  • Mantem a ordem.
  • Protege suas instalações em greves ou manifestações.
  • Eles são usados como ferramenta de marketing valorizando o local.
  • Indicados para lidar com multidões ou grandes grupos.
  • Fornecem a melhor resposta em emergências.

Esperamos que esta breve leitura tenha sido proveitosa para você. Temos a certeza que dias melhores estão por vir, contem sempre conosco.

Não utilizamos este espaço como meio comercial, quer nos conhecer? Acesse www.gruposunset.com.br será um prazer conversar com você.

Grupo Sunset, há 25 anos cuidando de você.

commebol