Crianças e adolescentes sozinhos em casa? Embora haja muitas coisas que você possa fazer para diminuir o risco de roubo ou furto, a “boa conversa” também é importante para ensinar seus filhos sobre as boas práticas de segurança doméstica para protegê-los ainda mais de possíveis danos.

Ensinar seus filhos mais novos e adolescentes sobre segurança doméstica pode fortalecê-los, mas você deverá ter a certeza de compartilhar as informações certas e de forma que não as assuste.

Aqui estão 4 “regrinhas de ouro” e essenciais para ensinar seus filhos sobre segurança doméstica sem assustá-los. Implemente-os em sua casa para ajudar todos os membros de sua família a ficarem mais seguros e protegidos, mesmo quando deixados sozinhos.

Deixe seus filhos saberem que eles estão seguros

Explicar ao seu filho que existem coisas que ele precisa fazer para ficar seguro em casa pode assustá-lo. Portanto, antes de mais nada, certifique-se de que seus filhos já estão seguros e protegidos.

Diga a eles que você vai ensinar-lhes algumas coisas importantes, mas que eles não correm perigo imediato. Remova qualquer tom ou teor da conversa que sugira que eles têm algum motivo para ter medo e, em vez disso, adote uma abordagem leve, mas clara.

Ensine seus filhos a usar o sistema de alarme de segurança doméstica

Se você tiver um sistema de alarme (caso não exista, entre em contato com os nossos consultores de segurança pelo site gruposunset.com.br) e mostre a seus filhos como usá-lo, se eles tiverem idade suficiente para aprender. Isso vai inspirar confiança em sua capacidade de se proteger e ser mais “crescido”.

Crie regras claras – com lembretes

Sua família deve ter regras específicas que todas as crianças entendam para a segurança do dia a dia. Publique essas regras em casa e faça check-ins regulares para garantir que as regras sejam lembradas e seguidas. Alguns exemplos de boas regras de segurança a serem implementadas são:

  • Não dê o seu endereço a menos que a mãe ou o pai digam que está tudo bem
  • Não saia de casa se você estiver sozinho
  • Mantenha todas as portas trancadas o tempo todo quando estiver sozinho em casa ou com seus irmãos
  • Não publique o seu estado de ‘sozinho em casa’ nas redes sociais
  • Não empreste sua chave para ninguém, por qualquer motivo, a menos que seja especificamente instruído a fazê-lo

Que outras regras de proteção e segurança para seus filhos fazem sentido ter em sua casa? Inspire-se e lembre-se “segurança nunca é demais”

Nosso conselho…

Ensine os adolescentes a supervisionar as crianças mais novas

Se você tem filhos mais velhos e mais novos, tenha uma conversa especial com seus filhos mais velhos sobre como eles podem cuidar dos mais novos quando você não estiver em casa. Esse senso de responsabilidade adicional é útil para o seu desenvolvimento e também garante que as crianças mais novas estejam protegidas o tempo todo.