O mercado de segurança eletrônica está em constante crescimento, e é impulsionado principalmente pela necessidade de monitoramento dos espaços por meio de câmeras.

As câmeras tornaram-se tão essenciais que, atualmente, não possuir um bom sistema de monitoramento é praticamente como incentivar a ação de criminosos.

Isso porque ao notar que o local não conta com um sistema de monitoramento por câmeras, o criminoso se sente encorajado para agir, pois acredita que será muito mais difícil identificar suas ações.

O sistema CFTV é o mais procurado no mercado brasileiro, por ser o que apresenta melhores resultados, permitindo o monitoramento tantos das áreas internas quanto externas, inclusive permite observar a movimentação externa e identificar atitudes suspeitas.

Como funciona o sistema CFTV?

O sistema de monitoramento CFTV é composto por câmeras que transmitem as imagens em tempo real para uma central de monitoramento ou gravador de vídeo.

As câmeras são instaladas em pontos estratégicos, em que há maior vulnerabilidade para perdas e locais de grande circulação de pessoas.

Atualmente, o sistema de monitoramento CFTV é a tecnologia mais avançada para garantir a segurança de residências, prédios, condomínios, supermercados, lojas, shoppings, empresas, indústrias etc., pois é o que apresenta mais vantagens.

Conheça as vantagens de contar com um sistema de monitoramento por câmeras

Com um sistema de monitoramento CFTV instalado corretamente, é possível identificar potenciais ameaças e áreas vulneráveis ou com maiores riscos, desestimulando a ação do criminoso.

Além disso, o videomonitoramento transmite as imagens para uma ou mais TVs, o que é útil em caso de qualquer ocorrência suspeita para auxiliar as forças de segurança pública, como polícia, bombeiros etc.

Uma das principais vantagens relacionadas à segurança, é o fato de o supervisionamento poder ser feito a distância, ou seja, não há necessidade de permanência de pessoas no local de instalação das câmeras.

Outra vantagem desse tipo de sistema é que tudo pode ser acessado remotamente, através de smartphones, notebooks, tablets etc., o que garante a segurança em caso de ausência do proprietário do imóvel.

Como instalar um sistema de monitoramento corretamente?

Para que um sistema de monitoramento seja eficaz há alguns critérios básicos de instalação que precisam ser observados.

Confira agora os critérios para uma instalação adequada de um sistema de monitoramento

A primeira coisa a ser observada na instalação do software de maneira apropriada, sempre escolhendo senhas fortes, ou seja, que não possam ser facilmente descobertas por pessoas mal intencionadas.

A escolha das câmeras deve ser feita considerando a necessidade de cada ambiente, em locais externos, por exemplo, é recomendada a escolha de modelos com proteção para chuva e dispositivo antivandalismo.

O tipo de lente da câmera também dever ser avaliado conforme o local, em ambientes externos, por exemplo, é preciso uma câmera que regule a luminosidade, proporcionando imagens mais nítidas.

É preciso ainda contar com uma infraestrutura adequada para a instalação do sistema para que não haja interrupções, escolha do cabo mais adequado, internet com sinal de qualidade para a perfeita integração entre os equipamentos.

Conclusão

Um sistema de monitoramento CFTV eficiente é a melhor opção para a prevenção de crimes, pois sem dúvida nenhum outro equipamento tem o poder de inibir a ação de bandidos, uma vez que as câmeras auxiliam, e muito, no reconhecimento deles.

A implantação de um sistema de monitoramento de maneira adequada, necessita de uma análise cuidadosa de quem entende do assunto, sempre considerando as peculiaridades do ambiente e do imóvel, identificando os pontos mais vulneráveis.

Gostou de saber mais sobre monitoramento por câmeras? Compartilhe essas informações, visite nosso site e confira nossas dicas!