Os mal intencionados (golpistas) costumam ter como alvo os adultos mais velhos, porém isso não significa que todos serão vítimas de fraudes financeiras na internet ou telefone, fique calmo! Conhecer táticas de golpes, sinais de alerta de fraude, e como se proteger contra eles, pode manter os idosos financeiramente seguros. Veja as dicas da maior empresa de segurança do RJ sobre este e outros assuntos de segurança.

Continue com a gente para aprender as etapas simples que você pode seguir para proteger a você e seus amados.

“Fique sabendo, os idosos americanos perdem US $ 2,6 bilhões a cada ano vítima de golpes e fraudes”.

Fonte National Center.

Vamos ler o que a melhor empresa de segurança do RJ tem a nos ensinar para evitar golpes mais comuns.

Golpes chamados de Phishing.

Phishing no vocabulário inglês nos remete a pescaria. Sabe aquele momento que o peixe dá uma fisgada forte e você solta um grito de felicidade? Pois bem, aqui vamos falar de outra pescaria, a dos nossos idosos.

Phishing é uma tática de fraude muito usado, aonde nos enviam um e-mail ou mensagem com um título tentador ou com a sensação de vantagem para o leitor, geralmente se apresentam como um banco ou instituição financeira, cartão de crédito entre outros, e te conduzem (na pura conversa fiada) a digitar seus dados bancários, senhas e outras informações confidenciais.

Outras vezes eles utilizam o Phishing via telefone ou sms. Tudo parece ser real, mas na verdade é uma fraude. Enganam nossos idosos “embaixo do nosso nariz” e nem percebemos (quer dizer, só percebemos quando conferimos os extratos financeiros deles).

Jamais! Nunca dê informações sobre os seus dados bancários, cartões de crédito ou débito, pague boletos ou faça transferências para empresas financeiras sem checar o destinatário. Lembre-se, eles são especialistas em te enganar e tudo parecerá real, está com dúvida? Não faça.

Golpes pedindo ajuda ou caridade

Esse é muito comum, basta você ficar atento as catástrofes ou grandes acidentes. Muitos fraudadores nos tempos atuais utilizam a Covid-19 para aplicar golpes nos idosos. Eles pedem doações e prometem de tudo. Não estamos dizendo que não existem pessoas e entidades filantrópica sérias, existem sim. Apenas pedimos para checar a idoneidade da instituição ou pessoa, pedir material gráfico, checar sites para garantir a veracidade das organizações.

Golpes pela internet

Novamente atenção a comunicação em computadores e tablets, ligações telefônicas, SMS. Fique muito antenado aos e-mails, ou até mesmo aquele “pop-ups” que ficam te seguindo na navegação pelo site. O importante é prestar a atenção a quaisquer mensagens recebidas.

Eles tentarão te convencer que seu aparelho está com vírus, que tudo estará perdido se você não baixar ou comprar um software falso de antivírus, tudo isso para poder roubar seus dados pessoais, bancários e acabar com o seu sossego.

Não dê “ibope” para este tipo de gente, NUNCA ENTREGUE SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS OU BANCÁRIAS, confira o endereço de e-mail, olhe tudo que poder (NÃO FIXE-SE SOMENTE NO NOME DA INSTITUIÇÃO OU NA LOGOMARCA, LEMBRE-SE QUE ELES SÃO ESPECIALISTAS EM TE ENGANAR).

Pesquise e contrate um bom antivírus, eles irão te proteger desses maliciosos.

Atenção aos golpes da moda, o Golpe Romântico

Amigos este golpe é danado, pois além de mexer com sentimentos e valores pessoais, mexe também com a saúde do seu bolso. Muitos românticos virtuais são pegos desprevenidos quando seus parceiros, depois de os enrolar, solicitam um empréstimo ou prometem a ajudá-los com pagamento de contas, transferências bancárias, cartões de crédito e etc..  nossa que dor de cabeça você terá se isso acontecer!

Apaixonados virtuais, FIQUEM ATENTOS

Pedimos permissão para dar um conselho, não misture as finanças até a relação estar consolidada (Tipo casados ou contratualmente ligados). Caso isso não se encaixe nos seus planos, apenas consulte um especialista (contador, advogados, parentes próximos) ANTES de assinar empréstimos, contratos e etc.

Fraude e Roubos de Identidade

Atenção, pois alguém pode querer se passar por você.

Pessoas podem querer roubar seu número de identidade, CPF, data de nascimento, dados bancários como senhas e acessos para fazer compras, pedir crédito ou financiamentos, tudo em seu nome. Que dor de cabeça né?

Cuide de todos os seus dados, não mantenha documentos com suas informações pessoais arquivados ou de fácil acesso, guarde cartões de crédito, passaporte entre outros em lugares seguros e nunca, nunca mesmo, passe essas informações para terceiros.

Há! Mantenha também a sua caixa do correio sempre vazia, ok?

E aí pessoal, gostaram?

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe o máximo possível com seus amigos e familiares, desta maneira você nos incentiva a estar sempre focados em ajudar a quem nós mais amamos, você!

GRUPO SUNSET – Há 25 anos cuidando de você.

Conheça nosso site www.gruposunset.com.br e siga-nos nas redes sociais.

Até Breve!